As inscrições são gratuitas. Interessados podem realizar inscrição até o dia 19 de julho de 2022.

O Instituto Federal Fluminense publicou o Edital N.º 126/2022 referente ao Processo Seletivo para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Auxiliar de Biblioteca. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo Google Form,  no período de 08 a 19 de julho de 2022.

O curso é destinado a candidatos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio e possuam a idade igual ou superior a dezoito anos. É necessário ter o Ensino Fundamental Completo. Para realizar a inscrição, os interessados deverão atender aos requisitos e as documentações exigidas no edital.

Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas, distribuídas entre os Campi Bom Jesus de Itabapoana e Macaé. O edital prevê vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas trans. Também há vagas reservadas para pessoas com deficiência.

O coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, Jonas Defante, destaca “a iniciativa de realizar um processo seletivo com política de ação afirmativa de gênero, com vagas reservadas para candidatos autodeclarados pessoas trans (transsexual, transgênero, travesti e não binário), em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, a ODS 4 que trata de eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência e povos indígenas.”

A seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio público eletrônico, transmitido pelo o canal do IFF no YouTube, o IFFTube, no dia 22 de julho de 2022. A lista dos inscritos será divulgada no dia anterior ao sorteio, e nela conterá uma coluna chamada “número para sorteio”, ocasião em que será dado um número para cada candidato. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 25 de julho de 2022, no Portal de Seleções.

O curso será ofertado no turno da noite, de forma remota, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA) do IFFluminense. A previsão é que as aulas tenham início no dia 13 de outubro de 2022, com término em 29 de março de 2023.

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Link: http://selecoes.iff.edu.br/programas-e-projetos-de-cultura-e-diversidade/reitoria/2022/processo_seletivo-1

Fonte: https://portal1.iff.edu.br/reitoria/noticias/iff-abre-inscricoes-para-curso-fic-em-auxiliar-de-biblioteca-1